3 de abril de 2018

Condomínios Logísticos

CONDOMÍNIO LOGÍSTICO: QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS?

A estrutura brasileira vem se adaptando, há muitos anos, às novas demandas e expectativas do mercado, tanto em termos internos como externos, tendo em vista os consumidores internacionais. Dentro desse contexto, é muito importante conhecer a tendência do condomínio logístico e compreender melhor quais as suas vantagens e desvantagens.

Esse é um conceito que está começando a se espalhar em diversas cidades, especialmente por conta dos muitos benefícios que oferece para os usuários e o próprio local de instalação, nos mais diversos níveis. Você quer aprender um pouco mais sobre esse tema? Então confira o conteúdo a seguir!

O QUE É UM CONDOMÍNIO LOGÍSTICO?

Muita gente ainda não compreende bem o conceito de condomínio logístico, mas o próprio nome já ajuda a entender melhor essa tendência. A expansão do setor imobiliário e a profissionalização dos processos de logística em nosso país criou a necessidade de um novo local para atender às demandas do mercado.

Em linhas gerais, se trata de uma área destinada para as instalações industriais e de apoio ou manuseio de cargas, embalamento, pontos de recebimento, processamento de mercadorias, todos contíguos aos canais de distribuição, de forma que os artigos possam ser armazenados adequadamente para futuro despacho.

Como se não bastasse, o empreendimento pode comportar escritórios comerciais, propriedades residenciais e até mesmo áreas de lazer. Alguns (poucos) condomínios logísticos são tão estruturados que se assemelham a uma espécie de minicidade, com toda a infraestrutura necessária para a gestão das atividades de uma ou de diversas empresas no mesmo ambiente.

Com isso, e também por conta da localização, os trabalhadores industriais e corporativos podem até morar a algumas poucas quadras de distância dos seus postos de trabalho e, dessa forma, terão mais tempo para desfrutar das facilidades oferecidas como shoppings, restaurantes e até cinemas. Tudo no mesmo espaço.

POR QUE OS CONDOMÍNIOS LOGÍSTICOS ESTÃO AVANÇANDO?

Você pode até não saber, mas uma quantidade significativa de condomínios logísticos está se espalhado pelo Brasil, com o intuito de atender às novas demandas de empresas que procuram uma solução prática e com melhor custo-benefício para os seus problemas e as suas operações.

É justamente esse fenômeno que está levando ao aumento desses ambientes, que geralmente estão localizados em pontos estratégicos de escoamento, com uma proximidade bem pensada dos grandes centros urbanos e para áreas industriais, apostando, sobretudo, no fácil acesso às principais vias de escoamento.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE UM CONDOMÍNIO LOGÍSTICO?

Não fica difícil intuir, depois de ler um pouco mais sobre o tema, que os condomínios logísticos apresentam diversas vantagens interessantes para os seus usuários. Confira algumas das principais delas:

LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA E VANTAJOSA

Uma das principais vantagens de um condomínio logístico é que, em linhas gerais, eles estão situados em localizações muito estratégicas, que permitem um cumprimento mais adequado das funções a que esse tipo de empreendimento se propõe a fazer. Especialmente por conta do crescimento de algumas regiões, isso é imprescindível.

Normalmente, os condomínios logísticos estão relativamente próximos das cidades e contíguos a alguns grandes centros de consumo, produção e escoamento, ficando às margens de algumas das principais rodovias, ferrovias, terminais intermodais, portos ou aeroportos de grande circulação no país.

FLEXIBILIDADE E COMODIDADE PARA AS EMPRESAS

Outro dos grandes benefícios que um condomínio logístico pode oferecer para os seus usuários é a flexibilidade, pois eles são montados de forma que possam atender bem às necessidades, demandas, anseios e expectativas das empresas que farão uso das suas instalações.

A estrutura oferecida é completamente diferenciada, contando, entre outras coisas, com galpões modulares bem adaptados às necessidades de tamanho do armazém de cada contratante e que podem ser negociados com o operador do local.

Também podem existir alguns serviços adicionais no ambiente, como borracharias, oficinas mecânicas, loja de conveniência, alojamentos e até restaurantes, tudo isso com total segurança e controle de entrada restrito para a área interna.

FACILIDADE NA CAPTAÇÃO DE MÃO DE OBRA

Outra das grandes vantagens de um condomínio logístico é que ele permite que as empresas possam ter ainda mais facilidade na captação de mão de obra especializada para o cumprimento das operações necessárias ao funcionamento adequado de negócio. E essa facilidade se deve a diversas razões.

Uma delas é que, por se tratar de um local especializado em logística, os conhecimentos adquiridos pelos profissionais são mais facilmente compartilhados entre as organizações que fazem parte do empreendimento. Além disso, quando oferecidos alguns benefícios na área, muitos profissionais desejarão trabalhar ali.

RATEIO DAS DESPESAS COMUNS

Como estamos vivendo uma época bastante competitiva nos mais diversos segmentos do mercado, qualquer economia é bem-vinda e favorece a competitividade da empresa em questão. Dentro desse contexto, o condomínio logístico surge como uma opção bem vantajosa, pois ele possibilita o rateio das despesas comuns entre os usuários.

Os gastos efetuados com alguns serviços, como a manutenção, a segurança, a limpeza e a jardinagem das áreas comuns, são divididos igualmente ou em cotas proporcionais. O mesmo vale para o salário de funcionários de portaria e os gastos com os equipamentos para o desempenho dessas funções.

QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS DE UM CONDOMÍNIO LOGÍSTICO?

DIFICULDADE DE CRESCIMENTO

Como qualquer iniciativa, o condomínio logístico pode ter algumas desvantagens. Uma delas, por exemplo, se deve exatamente ao sucesso que essa alternativa vem tendo nos últimos anos. Como o número de interessados nesse tipo de local não para de crescer, pode ser difícil conseguir aumentar o espaço ocupado por uma empresa.

No entanto, a dificuldade de crescimento dentro do condomínio já vem sendo revertida, com planos de expansão e melhor distribuição no interior desses empreendimentos.

Mesmo que os terrenos em pontos estratégicos se encontrem inflacionados, e mesmo havendo uma imensa demanda por áreas do gênero, a tendência é atender cada vez melhor aos usuários.

Depois de conferir todo esse conteúdo, você já pode perceber que um condomínio logístico é uma solução muito positiva para as mais diversas empresas do mercado, sobretudo porque são locais que possibilitam uma vantagem competitiva e estratégica para praticamente qualquer área ou segmento.

FONTE:  Porto da Serra Imóveis

Desenvolvido
por